Bolo de Amêndoas e Abobrinhas com Calda de Limão

Posted under Receitas

Se seu filho (a) é daquele tipo que não come nada de verduras e legumes, uma sugestão é fazer receitas que tenham ingredientes “escondidos”. Este bolo é delicioso e muito nutritivo. A calda de limão é opcional.

 

INGREDIENTES

2 ½ copos de abobrinhas raladas (2 médias aproximadamente)

1 copo de amêndoas (ou nozes)

2 copos de farinha de trigo (280 gramas)

1 colher de  chá  de fermento em pó

½ colher de  chá  de bicarbonato de sódio

1 colher de chá  de sal

2 colheres de  chá  de canela

1 colher de  chá  de gengibre em pó

½ colher de  chá  de noz moscada

3 ovos

1 ¾ copos de açúcar (350 gramas)

1 copo de azeite de oliva extra-virgem

2 colheres de sobremesa de baunilha

Raspas de 1 limão

 

COBERTURA DE LIMÃO

¼ copo de suco de limão

1/3 copo de açúcar comum

1 copo de açúcar de confeiteiro (Glaçucar)

MODO DE FAZER

1. Pré-aqueça o forno a 180 C graus. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma redonda com tubo no centro. Reserve.

2. Rale as abobrinhas no ralo fino e ponha numa peneira enquanto prepara o resto para drená-las do excesso de liquido. Ponha as amêndoas num tabuleiro e leve ao forno por uns 10 minutos ou até começarem a perfumar a cozinha. Elas têm que estar levemente tostadas. Retire do forno e espere esfriar antes de picá-las.

3. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela, o gengibre e a noz moscada. Reserve.

4. Na vasilha da batedeira, ponha os ovos, o açúcar e o azeite. Bata em velocidade media uns 3 minutos. Adicione então a baunilha e as raspas de limão e bata até incorporar na massa. Diminua a velocidade e adicione a farinha com os temperos, parando uma ou duas vezes para limpar as laterais da vasilha com a espátula. Bata mais uns 30 segundos em velocidade média.

5. Esprema um pouco as abobrinhas com as mãos para tirar o excesso de liquido e incorpore a massa junto com as amêndoas, em velocidade baixa. Derrame a massa na vasilha preparada e leve ao forno por 50 a 60 minutos ou até a faca sair limpa do centro do bolo.

6. Enquanto isso, misture os ingredientes da calda numa vasilha.

7. Retire o bolo do forno e deixe esfriar 10 minutos. Vire num prato ou numa grelha e vire de volta para ficar com a casca para cima (na mesma posição que foi assado). Entorne a calda de limão bem devagar, espalhando-a bem com uma faca pelas laterais. Deixe o bolo esfriar antes de partir.

Tags:

Bolo de Laranja

Posted under Receitas

Ingredientes

2 laranjas
1 xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de milho)
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha.

2. Com uma faca, descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor azedinho-doce, descasque as duas). A outra, lave bem, corte e descarte as pontas. Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios.

3. No liquidificador, bata o óleo, os ovos e os pedaços de laranja até obter uma mistura homogênea.

4. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione o creme de ovos com laranja aos poucos, misturando delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea.

5. Transfira a massa do bolo para a fôrma untada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta arredondada nas bordas. Deixe esfriar sobre o fogão por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique morno, e desenforme. Regue com a calda quente.

Para a calda

Ingredientes

suco de 1 laranja
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Numa panela pequena, coloque o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Tags:

Pizza & Crianças

Posted under Crianças na cozinha, Receitas

Estima-se que a pizza surgiu há cerca de 6 mil anos, quando egípcios e gregos misturavam farinha e água e assavam em fornos quentes.

A novidade chegou à Itália, ganhou outros ingredientes e finalmente veio para o Brasil através dos imigrantes italianos.

Ingredientes:

1/2 xícara(s) (chá) de água morna(s)
1 tablete(s) de fermento biológico fresco
1 colher(es) (chá) de açúcar
1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1/2 colher(es) (chá) de sal
2 colher(es) (chá) de azeite extra virgem

Desmanche o fermento na água morna e acrescente o açúcar e 1 colher(chá) de farinha de trigo. Deixe dobrar de tamanho, misture com a farinha, o sal e o azeite. Misture a massa até formar uma bola.Coloque a bola em uma superfície polvilhada com farinha. Abra diversas vezes a massa, esticando e enrolando até obter uma massa elástica, mais ou menos 5 minutos.Coloque a bola de massa em uma tigela untada com azeite. Cubra com um pano úmido. A massa vai crescer pelo menos durante uma hora. Retire o excesso de ar da massa, apertando-a contra o fundo da tigela. Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha. Como ela é muito elástica, utilize um rolo para obter um disco de pizza mais rápido.

Coloque na assadeira, unte com um pouco de azeite e deixe crescer mais 30 minutos. Ligue o forno alto. Asse a pizza no forno pré-aquecido com a cobertura de sua preferência.

 
Tags:

Sopa cremosa de mandioquinha

Posted under Crianças na cozinha, Receitas

Como o friozinho ainda não acabou, que tal uma sopa deliciosa?

Ingredientes

2 mandioquinhas (batata-baroa)
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Com o descascador de alimentos ou uma faquinha, descasque as mandioquinhas. Corte-as em rodelas grandes.

2. Sobre uma tábua, pique a cebola e o alho.

3. Leve uma panelinha ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite. Junte a cebola e refogue, mexendo sempre, até ficar transparente. Neste momento, junte o alho e misture por 1 minuto.

4. Acrescente as rodelas de mandioquinha, a água e misture novamente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que a mandioquinha fique macia, desmanchando. Durante o cozimento a panela deve ficar parcialmente tampada. Desligue o fogo.

5. Bata tudo com o mixer na própria panela, com cuidado para não se queimar. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique uma sopa lisa. Verifique o sabor; se quiser, tempere com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Sirva quente

Fonte: blog Panelinha

Tags:

Hambúrguer? Sim, hambúrguer!

Posted under Crianças na cozinha, Receitas

Hoje eu venho aqui defender o hambúrguer! Claro que há muitos ai no mercado que são ruins demais! Porém, um hambúrguer caseiro, é muito mais saudável e saboroso.

Não existe uma versão definitiva para a origem do hambúrguer. Uma delas conta que tudo começou com os guerreiros tártaros que levavam carne embaixo da sela de seus cavalos para amaciar e conservá-las. Elas eram consumidas sem serem cozidas. Em homenagem a esse fato os alemães batizaram o famoso prato de carne crua temperada com ovo cru, cebola, vinagre e sal de steak tartar.

Quando os imigrantes germânicos originários de Hamburgo chegaram à América no início do século XIV, eles trouxeram sua receita, que foi frita para se adaptar ao gosto local. Com o passar do tempo ela foi se popularizando e evoluindo, tomando a forma do sanduíche que conhecemos hoje em dia.

A responsável por dar a forma final e difundi-la para o grande público foi a White Castle, primeira cadeia de hambúrgueres do mundo, inaugurada em 1924 nos Estados Unidos. No Brasil a moda do hambúrguer se espalhou através da lanchonete Bob’s, que inaugurou sua primeira loja em 1952 em Copacabana, no Rio de Janeiro.

INGREDIENTES

350 gr de patinho moído(s)
quanto baste de sal
150 gr de contrafilé moído(s)

MODO DE PREPARO

  Misture bem as carnes. Divida-as em quatro porções. Faça uma bola com a carne, coloque dentro de um saco plástico cortado e pressione com uma superfície plana para formar o hambúrguer. Pode ser o fundo de um prato de sobremesa. Ele deve ficar com um cm de altura aproximadamente. Esquente bem uma chapa ou frigideira e unte com óleo. Use um guardanapo para ajudar a espalhar o óleo e retirar o excesso. Grelhe o hambúrguer de um lado até ficar dourado. Vire e tempere com o sal. Faça a mesma coisa com o outro lado. Sirva em pão de hambúrguer com o seu acompanhamento preferido.
 
Dicas
  Acompanhamentos e Molhos:- Queijo prato
- Queijo cheddar
- Queijo mussarela
- Queijo gorgonzola
- Queijo provolone
- Requeijão
- Maionese
- Alface
- Tomate
- Rúcula
- Agrião
- Champignon temperado (alho, salsinha, azeite, pimenta-do-reino e sal)
- Bacon
- Cebola frita
- Molho vinagrete
- Molho tártaro (maionese, pepino em conserva, alcaparra e azeitona)
- Iogurte com hortelã (Iogurte, hortelã picada, cominho e uma pitada de açúcar mascavo)
- Guacamole (abacate, tomate picado, alho amassado, cebola picada, limão e coentro)
- Mostarda com mel
 

Dicas para o seu hambúrguer:

A chapa deve estar bem quente para que o seu hambúrguer fique dourado por fora e suculento por dentro. Para deixar o hambúrguer mais macio, adicione um pouco de água, uns 60ml para cada quilo de carne.

O hambúrguer original é feito somente com carne, mas você poderá adicionar alguns ingredientes para dar um sabor diferente. Esses são algumas idéias que podem ser usadas sozinhas ou em combinação com outras: cebola picada, alho, pimentão, azeitonas, queijo parmesão, ervas (manjericão, cebolinha, salsinha), molho inglês e shoyu. Fique a vontade para inventar a sua receita.

Você poderá comprar alguns acessórios para deixar o seu hambúrguer igual ao da lanchonete: chapa de ferro, espátula, abafador (para derreter o queijo), bisnagas (para catchup, mostarda) e saquinhos de papel para acondicionar o sanduíche.

Você também poderá utilizar a bisnaga para borrifar água em cima do queijo. O vapor que se formará dentro do abafador ajudará a derretê-lo.

Tags:

Bolo integral de maçã

Posted under Crianças na cozinha, Receitas

3 ovos
1 xícara (de chá) de leite
2 xícaras (de chá) de açúcar mascavo
½ xícara (de chá) de óleo de canola ou girassol
2 xícaras (de chá) de farinha integral fina
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
2 maçã em pedaçinhos
¼ xícara (de chá) de castanha-do-pará picadas

MODO DE PREPARO

1) Bater no liquidificador os ovos, o leite, o açúcar e o óleo.

2) Em seguida colocar em uma tigela e acrescentar as farinhas, a maçã picada, a castanha e por último o fermento em pó.

3) Colocar em uma assadeira untada. Decorar com maçã fatiada e colocar por cima açúcar mascavo e canela.

4) Assar em forno quente. Assadeira de preferência aro removível

Tags:

Torta de legumes

Posted under Receitas

Ingredientes

4  ovos grandes
1/2   xícara óleo
1/2 xícara leite
1/2 cebola picada
200 grama(s) abóbora picada
1 xícara(s) farinha de trigo
1 colher(es) de sopa fermento em pó
500 grama(s) queijo-de-minas padrão cortado em cubos
1/2 unidade(s) brócolis japonês cozido e picado (só as flores)
 Para untar e enfarinhar: manteiga e  farinha de trigo

Modo de fazer

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180 C)
2. Unte e enfarinhe uma assadeira  média (25cm de diâmetro). Reserve.
3. Em um liquidificador coloque os ovos, o óleo, o leite, a cebola picada e bata por 3 minutos. Junte a abóbora e bata por mais 3 minutos ou até que fique cremoso. Passe para uma tigela.
4. Adicione a farinha, o fermento, o queijo, o brócolis e misture até que a massa fique homogênea. Coloque na fôrma reservada e leve ao forno por 45 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.
5. Desenforme o bolo ainda morno. Sirva morno ou frio.
6. Variação: se desejar você pode substituir metade do queijo por palmito picado

Tags:

Salada de grão de bico e cenoura

Posted under Receitas

Ingredientes

1 xícara(s) (chá) de grão-de-bico
1 unidade(s) de cenoura em rodelas
1 talo(s) de salsão picado(s)
4 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)

Molho

1 unidade  de cebola picada
4 colher(es) (sopa) de água
2 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
3 colher(es) (sopa) de vinagre branco
2 colher(es) (sopa) de mostarda
quanto baste de sal

Modo de fazer

Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Cozinhe-o com a cenoura até ficarem macios. Escorra e reserve. Prepare o molho: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Em uma travessa, arrume o grão-de-bico no meio e as rodelas de cenoura em volta. Distribua por cima o salsão e a salsinha. Regue com o molho e sirva.

A hora do lanche

Posted under Crianças, Receitas

Foto: Rita Grimm

Vejam matéria do IG sobre lancheiras saudáveis. Eu fiz um cookie de aveia para a matéria. Tem receita e passo a passo lá.

http://delas.ig.com.br/filhos/a+hora+do+lanche/n1237992920031.html

Tags:

A Clarinha foi nos visitar

Posted under Crianças na cozinha, Receitas

Na oficina de hoje de manhã,  fizemos bolo de frutas secas e decoramos com temas natalinos. Tivemos a presença da Clarinha, do Blog Verde da Clarinha. Ela fez uma matéria super bonita, com várias fotos da aula (tem a receita lá): http://blogverdedaclarinha.blog.uol.com.br/

Ótimo Natal para todos!

Abraço,

Denise